quarta-feira, outubro 03, 2007
P. L. E. - Método e produções textuais
Orientados pelo Referencial do Projeto Ler e Escrever, elaboramos a aula descrita abaixo com o intuito de que através de conhecimentos prévios e de uma liberdade de escolha e expressão o aluno possa elaborar seu texto com bastante liberdade de pensamento e criatividade.
Foram extraídas várias palavras ou frases de jornais ou revistas, pelos próprios alunos. Todas as palavras foram misturadas e colocadas à disposição aleatoriamente. Os alunos escolheram pares que lhe fossem significativos. A partir de então, passaram a elaborar um texto narrativo ou de opinião que começasse com uma das frases (ou palavras) e terminasse com a outra.
PRODUÇÕES TEXTUAIS
UM SONHAR EM PRETO E BRANCO - UM ESPETÁCULO
Sonhar, sonhar.... Sempre é bom, mas muitas vezes sem o colorido que desejávamos. "Sonho em preto e branco". Por que Sonhamos? Sonhar é necessário, é primordial para a vida.
Quando dormimos liberamos o nosso inconsciente e tudo que vivemos um dia passa a fazer parte de nossos sonhos. Muitos dizem que nunca sonham, porém os psicólogos afirmam que todos nós sonhamos, é que às vezes não nos lembramos deles.
Nossos sonhos geralmente transmitem alguma coisa, ou já vivida ou às vezes por vir a viver. Sonhamos colorido, sonhamos preto e branco, sonhamos de forma divertida, sonhamos alegres, sonhamos tristes, sonhamos acompanhados, sonhamos sozinhos, sonhamos coisas agradáveis e sonhamos de maneira desastrosa, mas sempre sonhamos.
Muitas vezes sonhamos tão lindo que não gostaríamos de acordar. Sonhamos com o céu, com o mar com o infinito. Sonhamos no colo de Deus, sonhamos com o amor de nossas vidas. De uma forma ou de outra, sonhar dormindo ou acordado é sempre um espetáculo.
(Profª Célia)
terça-feira, outubro 02, 2007
REDAÇÕES DE ALUNOS - EJA
"SOLIDÃO"
As pessoas, hoje em dia estão mais solitárias, porque estão mais ocupadas, é muito corre-corre, insegurança, nas ruas e, sem falar, na política do "sou mais eu", da independência, do orgulho, cada um prá si mesmo...Falta valores, que são fundamentaias para uma vida saudável e feliz.
A solidão já esteve presente em minha vida e, aliás, por muitas vezes. Às vezes mesmo junto à pessoa amada, quando chegava a hora dela ir embora, já começava a me sentir tiste. A separação é muito triste, é mais ou menos como a fome perto do alimento.
Quando estou sozinho, cozinho, ouço músicas, ou escrevo poesias, e assim procuro amenizar a saudade que sinto das pessoas que amo. Muitas vezes até escrevo sobre isto. E assim, me sinto melhor, mesmo quando chego a algumas lágrima.
Mas, devemos lutar e procurar saídas adequadas para nos livrar da solidão, porque para alguns pode até ser simples, banal, mas é coisa séria. Devemos nos amar primeiro, que ssim com certeza teremos melhor chance de amar outras pessoas e também sermos amados por elas.
(Sisino - IV A)
"TRISTE SOLIDÃO"
A solidão é algo indesejável porque podemos nos sentir só, mesmo estando acompanhados, na presença de outra pessoa. A triteza também traz uma solidão na gente, muitas vezes, sem que a percebamos. E, fica um vazio, que só depois que nos livramos desta indesejável, é que vamos percebê-la.
Àquela solidão, de não sentir a presença de outra pessoa ao seu lado, muitas vezes traz um medo, uma angústia, um desespero... Nestas horas, é necessário que se encontre alguém para assim poder melhorar.
A solidão está presente na vida das pessoas, por causa de muitos fatores inesperados. Ex: o desemprego, a doença, que impossibilita a pessoa de desenvolver sua atividade, quem é dominado pelo alcóol, pelas drogas etc. Mas, a solidão é uma doença; é preciso de cuidados para conseguir vencê-la.
(PAULO SÉRGIO - IV B)
"O AMANHÃ"
A solidão muitas das vezes é um mal necessário. Precisamos sentí-la para estarmos sempre aptos à vida e valorizando tudo que nos cerca. Desta forma valorizaremos coisas como: a gritaria das crianças, os pássaros cantando, o ruído dos carros, etc. Tudo isso é vida.
Hoje em dia o mal da solidão, acaba atacando várias pessoas. Hoje não se tem tempo para se olhar em redor. Nos preocupamos em como garantir nosso sustento e o da nossa família, como criar nossos filhos, e não percebemos o quanto a vida é maravilhosa.
Infelizmente, muitas das vezes, mesmo em companhia de outras pessoas, é possível nos sentirmos sozinhos. O homem de hoje, é muito ganancioso, há uma busca de ter sem limites, valorizar bens materiais.
Devemos fazer mais contemplações e ter muita calma, sossegarmos nossos espíritos e sempre termos pensamentos sadios e positivos e acreditar que o amanhã será maravilhoso.
(MARIA LÚCIA - IV B)
"SOLIDÃO É PRÁ QUEM QUER"
Solidão não é estar só, é ser só; não é estar em uma ilha, é ser uma ilha.
No mundo tão agitado e repleto de oportunidades em que vivemos, ter solidão chega a ser um luxo. Às vezes nos sentimos sós, por puro egoísmo, porque queremos sempre que as pessoas, as coisas que estão no mundo estejam à nossa disposição. Não percebemos que há tantas pequenas coisas que podem nos agraciar com suas formas e belezas naturais. Se andarmos pelas ruas, mesmo com a mente vazia, ainda assim teremos a companhia de pessoas, que talvez nem nos notem, mas que ainda assim são companhias. Um simples gesto de otimismo pode fazer com que no sintamos acompanhados, mesmo se estivermos em um quarto vazio, pois boas lembraças também são companhias.
Por isso digo sempre "solidão", só lhe dão quando você pede.
(Valdir - IV G)
quinta-feira, março 22, 2007
MULHERES DE ONTEM, MULHERES DE HOJE
As mulheres de ontem eram reféns. Reféns dos maridos, dos pais, dos irmãos, reféns até dos próprios filhos. E por quê? Porque, entre outras coisas, não existiam creches para deixarem os filhos para poderem ir trabalhar. Mas, trabalhar como, se só tinha emprego para homens? É, realmente as mulheres de ontem, eram escravas do lar. Não podian tomar decisões, não podiam vestir uma roupa que gostassem, ter seu próprio dinheiro, dirigir um carro, ter um emprego, etc. Isto para elas eram coisas impossíveis.
Porém, existem mulheres guerreiras que têm coragem e aos poucos foram quebrando esta barreira. Lutaram pelos direitos de igualdade social e, graças a elas, as mulheres de hoje são modernas. Elas hoje podem tomar suas próprias decisões, ter emprego, fazer praticamente quase todos os serviços que os homens fazem , etc.
Mas, será que depois de conseguirem os seus direitos sociais, todas as mulheres são livres?
Ainda existem muitas mulheres que são reféns do lar. Às vezes por falta de educação básica ou até muitas vezes por falta de dinheiro, elas acabam reféns dos seus próprios maridos que fazem delas escravas do mundo. Eles as espacam, humilham, fazem delas instrumento de prazer e depois ainda as ameaçam de morte, caso elas pensem em denunciá-los. Muitas mulheres ficam com medo e continuam no purgatório.
Outras, mesmo diante deste quadro, criam coragem e denunciam seus maridos à delegacia da mulher. E é isso que eu acho que deve ser feito para acabar de vez por todas com as desigualdade e injustiças que ainda existem contra a mulher. As mulheres para mim são como jóias raras. São difíceis de lidar, mas se soubermos cuidar bem delas, teremos nas mãos um tesouro muito valioso. O que seria de mim, sem você mulher? Obrigado por você existir.
ALUNO: COSMO DE SOUZA - III L
Marcadores:
DIA INTERNACIONAL DA MULHER
quinta-feira, março 15, 2007
O IMPACTO DO COMPUTADOR NA SOCIEDADE
O IMPACTO DO COMPUTADOR NA SOCIEDADE
O computador interfere em todas as áreas de nossa sociedade. No trabalho a automatização de muitos setores das grandes indústrias, montadoras, automobilismo, escritórios, copiando, criando bancos de dados, onde podemos gravar e guardar todos os tipos de informações que serão usadas sempre que necessárias com muita rapidez e eficácia.
A informática muitas vezes prejudica o emprego de alguns trabalhadores. Estes irão necessitar de cursos de atualização, aperfeiçoamento a fim de se adaptarem a este novo mundo em seus ambientes de trabalho. Porém, enquanto isso não acontece há o desemprego, não por falta de vagas, mas por falta de mão-de-obra especializada.
Estas novas formas de trabalho também implica à saúde do trabalhador, Novas doenças do trabalho estão sendo apontadas hoje: tendinite, que vai atrofiando os nervos dos dedos e das mãos e consequentemente os do ante-braço, chegando aos ombros, comprometendo ainda mais a saúde do trabalhador. Temos também outras doenças: estresse, problemas de visão, postura, etc.
Por isso está sendo criado terapias para pessoas que trabalham nessa área para que tenham uma melhor qualidade de vida com maior produtividade.
A informatização nos ajuda nas pesquisas escolares, médicas e nos dá condições de criar cenários compatíveis à nossa realidade. Estas pesquisas, contribuem inclusive nas simulações, e informações precisas em que se cria novos tipos de antídutos e se descobre tratamentos para vários tipos de doenças em que não havia medicamentos. As máquinas nos dá resultados precisos em tempo mínimo tais como: elétrons, ultrassonagrafia, raio-x, entre outros facilitando e agilizando os procedimentos que devemos tomar.
As máquinas são muito usadas na escola onde somos orientados por professores e monitores que nos ensinam normas e regras de conduta e como usá-las e operá-las para maior aproveito de sua utlização. Nossa sociedade está acostumada também a sistemas de compra, venda, transferência de documentos e informações de toda espécie e diferentes níveis culturais e sociais.
Sabemos que todas as informações são programadas e realizadas pelo homem e, este é falível. Neste sentido, há sites em que devemos ter muito cuidado pois podem conter objetivos criminosos, e nem sempre as informações são confiáveis. Mas é uma tecnologia maravilhosa, a serviço do homem, da humanidade em geral, só nos resta aproveitá-la da melhor forma possível.
AUTORA: Maria das Dores A Rocha IV B - manhã
Assinar:
Postagens (Atom)