quinta-feira, março 22, 2007

MULHERES DE ONTEM, MULHERES DE HOJE

As mulheres de ontem eram reféns. Reféns dos maridos, dos pais, dos irmãos, reféns até dos próprios filhos. E por quê? Porque, entre outras coisas, não existiam creches para deixarem os filhos para poderem ir trabalhar. Mas, trabalhar como, se só tinha emprego para homens? É, realmente as mulheres de ontem, eram escravas do lar. Não podian tomar decisões, não podiam vestir uma roupa que gostassem, ter seu próprio dinheiro, dirigir um carro, ter um emprego, etc. Isto para elas eram coisas impossíveis.
Porém, existem mulheres guerreiras que têm coragem e aos poucos foram quebrando esta barreira. Lutaram pelos direitos de igualdade social e, graças a elas, as mulheres de hoje são modernas. Elas hoje podem tomar suas próprias decisões, ter emprego, fazer praticamente quase todos os serviços que os homens fazem , etc.
Mas, será que depois de conseguirem os seus direitos sociais, todas as mulheres são livres?
Ainda existem muitas mulheres que são reféns do lar. Às vezes por falta de educação básica ou até muitas vezes por falta de dinheiro, elas acabam reféns dos seus próprios maridos que fazem delas escravas do mundo. Eles as espacam, humilham, fazem delas instrumento de prazer e depois ainda as ameaçam de morte, caso elas pensem em denunciá-los. Muitas mulheres ficam com medo e continuam no purgatório.
Outras, mesmo diante deste quadro, criam coragem e denunciam seus maridos à delegacia da mulher. E é isso que eu acho que deve ser feito para acabar de vez por todas com as desigualdade e injustiças que ainda existem contra a mulher. As mulheres para mim são como jóias raras. São difíceis de lidar, mas se soubermos cuidar bem delas, teremos nas mãos um tesouro muito valioso. O que seria de mim, sem você mulher? Obrigado por você existir.
ALUNO: COSMO DE SOUZA - III L

quinta-feira, março 15, 2007

O IMPACTO DO COMPUTADOR NA SOCIEDADE

O IMPACTO DO COMPUTADOR NA SOCIEDADE
O computador interfere em todas as áreas de nossa sociedade. No trabalho a automatização de muitos setores das grandes indústrias, montadoras, automobilismo, escritórios, copiando, criando bancos de dados, onde podemos gravar e guardar todos os tipos de informações que serão usadas sempre que necessárias com muita rapidez e eficácia.
A informática muitas vezes prejudica o emprego de alguns trabalhadores. Estes irão necessitar de cursos de atualização, aperfeiçoamento a fim de se adaptarem a este novo mundo em seus ambientes de trabalho. Porém, enquanto isso não acontece há o desemprego, não por falta de vagas, mas por falta de mão-de-obra especializada.
Estas novas formas de trabalho também implica à saúde do trabalhador, Novas doenças do trabalho estão sendo apontadas hoje: tendinite, que vai atrofiando os nervos dos dedos e das mãos e consequentemente os do ante-braço, chegando aos ombros, comprometendo ainda mais a saúde do trabalhador. Temos também outras doenças: estresse, problemas de visão, postura, etc.
Por isso está sendo criado terapias para pessoas que trabalham nessa área para que tenham uma melhor qualidade de vida com maior produtividade.
A informatização nos ajuda nas pesquisas escolares, médicas e nos dá condições de criar cenários compatíveis à nossa realidade. Estas pesquisas, contribuem inclusive nas simulações, e informações precisas em que se cria novos tipos de antídutos e se descobre tratamentos para vários tipos de doenças em que não havia medicamentos. As máquinas nos dá resultados precisos em tempo mínimo tais como: elétrons, ultrassonagrafia, raio-x, entre outros facilitando e agilizando os procedimentos que devemos tomar.
As máquinas são muito usadas na escola onde somos orientados por professores e monitores que nos ensinam normas e regras de conduta e como usá-las e operá-las para maior aproveito de sua utlização. Nossa sociedade está acostumada também a sistemas de compra, venda, transferência de documentos e informações de toda espécie e diferentes níveis culturais e sociais.
Sabemos que todas as informações são programadas e realizadas pelo homem e, este é falível. Neste sentido, há sites em que devemos ter muito cuidado pois podem conter objetivos criminosos, e nem sempre as informações são confiáveis. Mas é uma tecnologia maravilhosa, a serviço do homem, da humanidade em geral, só nos resta aproveitá-la da melhor forma possível.
AUTORA: Maria das Dores A Rocha IV B - manhã