terça-feira, setembro 30, 2008

PASSEIO AO TEATRO

No dia 16/09/2008, no período da manhã, os alunos do Cieja Itaquera, Módulos I, II, III e IV, foram ao Teatro Maria Della Costa, assistir a uma peça de teatro. A peça "A farsa da boa preguiça e o rico avarento" foi escrita por Ariano Suassuna, o mesmo autor de "O Auto da Compadecida". Trata-se de uma comédia realmente digna desse nome escrita com base em romances e histórias populares do nordeste. Sua encenação deve, portanto, seguir a maior linha de simplicidade, dentro do espírito em que foi concebido à realidade. A peça mostra a estória de JOAQUIM SIMÃO, um tipo 'amarelo' nordestino, cujas proezas são versos, preguiça e mulher, um homem pobre, feio e podre de preguiça, tentado pela rica e linda CLARABELA . O encanto da peça está no ar de ingenuidade, mesmo num caso como esse, na mistura de avareza e safadeza, capitalismo e ateísmo. É a inteligência que a caracteriza, na singeleza dos recursos empregados, no primarismo do argumento, tudo perfeitamente dentro do espírito popular em que a peça se inspira e que quer manter. A linguagem desabrida não deve chocar ninguém, pois é a dos personagens e do ambiente retratado. Na peça é mostrado também, que o único verdadeiro objetivo do trabalho é a preguiça, que ele proporciona depois, na qual podemos nos entregar à alegria do único trabalho verdadeiramente digno, o trabalho criador, livre e gratuito. Os poetas e os artistas têm a sorte de poder unir trabalho e a preguiça, isso que é mostrado, através do personagem JOAQUIM SIMÃO, o poeta preguiçoso: um problema que não é só brasileiro, mas humano. Personagens : Joaquim Simão: Um tipo 'amarelo' nordestino, cujas proezas são versos, preguiça e mulher, vivem contentes sem a sede e a doença da ambição; Nevinha: A mulher do poeta, ama o marido. não faz cursos nem conferências, faz de tudo para livrar-se da perseguição de Aderaldo, não se mete em discussões, ajeita a casa e reza suas orações; Aderaldo Catação : O rico avarento, cada dia cria mais raiva de Simão, só e unicamente porque ele é poeta, e sendo pobre, vive contente, sobra maldade nos atos e pensamentos, come fogo e bebe vento; Clarabela Catação : A mulher do ricaço, uma falsa intelectual, que fala difícil, uma perua que discute problemas de 'arte conteudística'., entrega-se á avareza, á luxúria e a libertinagem; Andreza: A cancachora, uma mulher fuxiqueira; Fedegoso: Um sujeito repugnante, sem compostura e sem dignidade; contratado de Dna. Clarabela; Capirotos (2): Disfarçados de mendigos; Jesus Cristo: O caminho, a verdade e a vida. Uma luz que nunca se apaga.

3 comentários:

Anônimo disse...

Amei ver as fotos do passeio é das
colegas das escola que foram ao teatro. Tanto que quando eu for viajar para casa da minha filha,em são josé do rio preto, eu vou entrar na internet para mostrar minha escola e colegas. Vou mostrar para ela e as minhas duas netas enfim, motrar para minha familia.
Parabéns aos dirigentes que direta
ou indiretamente proporcionaram este passeio, obrigada.

Marinalva - Módulo III F

Anônimo disse...

Eu quero mostrar para os meus netos as fotos que foram tiradas no dia do teatro porque ficaram muito bonitas e também porque São meus colegas que estudam comigo. Eu não fui mas eu fiquei contente de ver as fotografias dos meus colegas da escola, eles estão com O rosto muito alegres e porque gostaram muito do Passeio.

Penha - III F

Anônimo disse...

O meu comentário, eu gostei muito das foto do passeio ao teatro. Eu acho que as fotos dos alunos não tem ser tirada só nos passeios. Eu acho legal tirar fotos de cada sala, e de cada professor. Tem muitos alunos que não tem como ir ao passeio, por isso que eu acho que é bom tirar fotos de todos. Eu gostaria de mostrar as foto
de cada sala para os meus colega do meu trabalho.

Derivaldo - módulo 3-F